Capa da postagem

O planejamento para a sucessão patrimonial é um tema importante para toda família e proporciona maior conforto e tranquilidade. Apesar disso, é um tema considerado tabu na sociedade e alvo de dúvidas, inclusive sobre como fazer inventário.

Mesmo que seja um tema delicado, pensar em realizar o inventário em vida é imprescindível para minimizar conflitos. A família terá uma organização maior para proteger o patrimônio e garantir que os ativos conquistados sejam bem geridos.

Neste post, você vai entender como fazer inventário e por que é importante para toda família. Continue a leitura e veja os benefícios da realização do processo em vida e os benefícios que proporcionam para os familiares que ficam após um falecimento!

O que é um inventário patrimonial?

O inventário é um processo realizado para o levantamento de todos os bens, direitos, dívidas e imóveis de uma pessoa falecida. Por meio desse instrumento, é gerado um documento que permite a transferência do patrimônio para os herdeiros.

Conduzindo de forma judicial ou extrajudicial, o inventário viabiliza a sucessão patrimonial e pode ser realizada tanto após a morte quanto em vida. Onde é efetuada a apuração total dos bens para direcionar a partilha entre os familiares herdeiros.

Qual o melhor momento para começar?

Quando uma pessoa falece, o inventário deve ser iniciado em até 60 dias, mesmo que não tenha deixado nenhum herdeiro. Após esse período ainda há possibilidades de realizar o processo, mas com a incidência de multas e juros.

Entretanto, também é possível realizar o inventário em vida e iniciar o processo de sucessão patrimonial com maior tranquilidade. Trata-se de uma oportunidade para direcionar a partilha dos bens conforme o desejo e objetivos pessoais.

Quais os benefícios do inventário em vida?

Após o falecimento de um ente querido existem muitas burocracias que os familiares devem resolver e uma delas é o inventário. O processo pode sair caro e levar tempo, principalmente quando não há acordo entre os herdeiros.

Quando o inventário em vida é priorizado, a família terá muitos benefícios e facilidades, por exemplo:

  • facilita o planejamento patrimonial;

  • reduz conflitos familiares;

  • proteção do patrimônio familiar;

  • maior controle sobre as propriedades e ativos;

  • maior transparência e harmonia entre a família.  

Como fazer inventário?

Independentemente do momento, fazer um inventário é uma atividade que requer atenção especial. O principal aspecto que você precisa considerar é um apoio especializado, para entender todos os termos e atender às suas expectativas.

Para facilitar, veja um passo a passo para iniciar o inventário:

  • procure um advogado especialista e confiável;

  • mensure o patrimônio e se há testamentos;

  • defina se será judicial ou extrajudicial;

  • organize a divisão dos bens;

  • defina um inventariante.

Quando falamos em patrimônio familiar, que foi conquistado com muito esforço e dedicação, ter a devida proteção é indispensável. Portanto, não deixe de contar com um bom seguro de vida para proporcionar ainda mais cuidados a sua família.

Você pode notar neste artigo, que saber como fazer inventário e priorizar o processo em vida é essencial para o planejamento familiar. Uma organização que auxilia a reduzir transtornos e a proteger os ativos para a tranquilidade de todos.

Gostou do post? Agora que entendeu como fazer inventário e a importância desse processo para sua família, que tal ler outro conteúdo relevante? Veja agora mesmo o que é um seguro de vida familiar e quais os benefícios!