Capa da postagem

Um carro é uma ferramenta que traz liberdade e autonomia em diversas situações do dia a dia. Entretanto, junto com esses benefícios é necessário que haja também um certo nível de comprometimento com os cuidados do veículo, visto que a falta de manutenção pode gerar problemas futuros que podem demandar tempo e até uma grande parcela do financeiro.

A manutenção em dia é essencial para o bom funcionamento de um veículo, e um dos itens mais importantes quando falamos de cuidados com o carro é a troca de óleo. Não realizar a troca no prazo adequado significa riscos de ter o motor do veículo fundido.

Apesar de parecer complexa, a troca de óleo é perfeitamente possível de ser realizada por qualquer pessoa, desde que os passos corretos sejam seguidos. Quer saber como trocar o óleo do carro? Continue no texto!

Como trocar o óleo do carro?

Antes de realizar qualquer passo, identifique o tipo de motor, modelo e marca do carro. Se possível, confira o manual do veículo, pois o mesmo tem as especificações necessárias do  óleo mais adequado para o motor.

Cada óleo possui uma quantidade de aditivos anti-oxidantes, anti-espumantes, de alta pressão, de viscosidade e de ponto de fulgor específicos para cada motor. Utilizar o produto adequado é de extrema importância, e nem pense em fazer a troca de óleo sem critério nenhum, ok? Uma vez que você tem as informações técnicas do motor, vamos aos passos!

Deixe em mãos as ferramentas que irá precisar

Não inicie uma ação para parar logo em seguida e buscar um item que você esqueceu. Separe todas as ferramentas necessárias para simplificar o processo. Na troca de óleo, tenha em mãos o macaco, cavaletes (se tiver), um funil (que pode ser feito com garrafa pet), chave para abertura da tampa de escoamento de óleo, recipiente, jornais ou panos para limpeza.

Eleve o veículo

O ideal é que o carro esteja elevado e nivelado como um todo, mas na ausência de uma estrutura específica como nas oficinas mecânicas, a troca de óleo pode ser feita apenas com a elevação nivelada da frente do veículo.

Para isso, use o macaco para elevar um dos lados do carro, e em seguida coloque um cavalete para sustentação. Repita o procedimento do outro lado. Caso não haja cavaletes, é possível posicionar a frente em uma rampa, tomando todas as precauções para evitar acidentes.

Realize a substituição 

Embaixo do carro, localize o reservatório do óleo (também chamado de cárter) e posicione um recipiente embaixo da tampa para coletar o óleo usado. O próximo passo é remover a tampa do cárter e deixar que o óleo escoe do bujão para o recipiente.

Uma dica, é realizar a troca do óleo com o motor ainda aquecido. O calor faz com que o óleo adquira uma consistência menos viscosa e mais líquida, facilitando o escoamento e trazendo com mais facilidade qualquer partícula ou sujeira que esteja dentro do cárter.

Insira a quantidade de óleo especificada pelo fabricante

Uma vez que o óleo usado foi removido, vede a saída tampando o cárter. Antes de colocar o óleo novo, caso seja necessário, é possível fazer a troca do filtro de óleo, que está acoplado ao motor do carro.

Agora, com o capô aberto, localize a tampa que dá acesso ao reservatório de óleo, remova-a e com o auxílio do funil, despeje a quantidade de óleo especificada pelo fabricante. Ao terminar, tampe a entrada do óleo, e se quiser verifique o nível com a vareta.

Faça a checagem

Antes de dar o trabalho por finalizado, faça uma checagem para verificar possíveis vazamentos. Ainda com o carro suspenso, ligue o carro e acione o motor por 30 segundos. Verifique se há sinais de vazamento de óleo no bujão do cárter e no filtro, caso tenha sido trocado. Se estiver tudo certo, a troca foi realizada com sucesso.

Uma vez que a troca foi finalizada, ainda temos que descartar o óleo usado. Em nenhuma hipótese descarte o óleo na rede de esgoto. Separe o óleo coletado em um recipiente lacrado e leve para oficinas ou centros de reciclagem para descarte apropriado.

Até que é um guia relativamente simples sobre como trocar o óleo do carro, certo? Com prática ficamos mais atentos a detalhes e rapidamente pegamos o ritmo da tarefa. Vale lembrar, no entanto, que um especialista possui expertise e agilidade para realizar o serviço com garantia e qualidade.

Gostou do conteúdo do post? Deixe nos comentários alguma dica que possa facilitar ainda mais o processo de troca de óleo!