Capa da postagem

A praticidade de ter um carro envolve economia de tempo e agilidade para se deslocar sem depender de ninguém. No entanto, podemos enfrentar algumas situações em que temos o risco de ficar na mão: a falta de carga da bateria é uma delas.

Para evitar esse tipo de problema, faça a manutenção periódica do carro e tome nota dos momentos de troca de bateria. Estima-se que sua vida útil seja de até três anos, mas esse prazo pode variar de acordo com o uso do veículo. Um carro que passa mais tempo na garagem pode ter uma bateria com durabilidade até 4,5 anos, por exemplo.

Além do controle de tempo da troca da bateria do carro, vamos explorar a seguir alguns sinais que auxiliam em como saber se a bateria do carro está ruim. Continue no texto!

Como saber se a bateria do carro está ruim?

Dificuldades para ligar

Com certeza você já passou por um momento em que liga o carro e ele falha. Uma das razões é a carga baixa na bateria que não libera energia suficiente para dar partida no motor de arranque. Fique atento ao forçar essa partida, pois há o risco de queima do próprio motor de arranque.

Lembre-se de realizar os cuidados com o carro de forma periódica: verifique se os polos estão propriamente limpos e livres de oxidação. Esse pode ser o motivo pelo qual o carro não consegue lidar.

Luzes fracas

Um dos sinais que uma bateria fraca apresenta é a baixa luminosidade e instabilidade dos faróis. Uma forma de verificar de forma certeira que a bateria está gasta, é quando ligamos o farol antes de dar partida no carro, e ao ligar, a luz pisca. 

Entretanto, não é nada recomendado ligar o carro depois dos faróis, pois os mesmos puxam uma carga maior da bateria, influenciando em sua vida útil, ou na carga restante.

Descarregamento recorrente 

Dos sinais que uma bateria fraca apresenta, o descarregamento constante é o mais óbvio. Isso pode acontecer por exemplo, quando uma das placas internas da bateria sofre curto e acaba consumindo a própria energia, mesmo quando o veículo não está ligado.

O que geralmente acontece é que, quando o carro roda, o alternador manda energia para a bateria que é carregada. No entanto, quando o carro fica desligado a bateria descarrega, gerando problemas na partida do motor quando tentamos ligar o carro após um tempo sem uso. 

Nesses casos é preciso fazer chupeta ou conectar a bateria no alternador de outro carro e em seguida se dirigir a uma oficina para a troca. 

Cheiro forte

Outro sinal de problema com bateria é a presença de cheiro forte, embora nem sempre esse sinal esteja presente. Quando a bateria exala cheiro, isso pode ser indicativo de que o líquido interno esteja fervendo por conta da sobrecarga do alternador. De qualquer forma, esse é um sinal urgente para fazer uma avaliação com um mecânico e possivelmente realizar uma troca.

Não é tão complicado identificar um problema no carro. Estes são alguns dos principais sinais de como saber se a bateria do carro está ruim, e para identificá-los basta ficar atento quando o veículo está sendo utilizado.

Uma dica para estender a vida útil da bateria é pisar na embreagem antes de ligar o carro. Isso faz com que a força que o motor de arranque desprende para girar a embreagem e as engrenagens da caixa seja aliviada, gastando assim menos energia. A economia é ínfima se pensarmos em uma partida. Porém, a longo prazo ela pode se tornar significativa.

Gostou das dicas do texto? Siga nossos perfis no InstagramFacebook, e fique por dentro de mais conteúdos como estes!