Capa da postagem

A gasolina adulterada é um dos maiores problemas enfrentados pelos proprietários de veículos e pela indústria de combustíveis. Ela é resultado de um processo no qual o combustível é misturado com produtos químicos ou substâncias naturais para aumentar seu volume. Embora essa mistura gere um lucro extra para o vendedor, pode oferecer graves consequências para proprietários de veículos, pois pode causar danos graves ao motor. Por isso, é importante saber identificar e evitar gasolina adulterada.

Como identificar a gasolina adulterada

Uma das principais maneiras de identificar gasolina adulterada é pela sua aparência. A gasolina comum é de cor clara, mas quando adulterada, pode ter uma cor mais escura, como marrom, preta ou verde. Além disso, a gasolina adulterada pode apresentar uma consistência diferente, um odor mais forte e ser mais espessa do que a gasolina comum.

Como testar a gasolina em casa

Para realizar o teste você precisará de 50ml da gasolina a ser testada, uma proveta graduada (de no mínimo 150ml) e 50ml de água. Coloque a gasolina e a água na proveta, mexendo bem a mistura. Faça isso em um local seguro, longe de fontes de calor e usando luvas de proteção. Após 1 minuto você perceberá que a água e a gasolina não se misturam, e que devido à densidade da gasolina, ela ficará na parte inferior da proveta.

Para saber se a gasolina está ou não adulterada, basta olhar a graduação da proveta e verificar as quantidades. Se você tiver 50ml de gasolina e 50 ml de água, isso significa que está normal. Caso contrário, houve alguma adição de composto que precisa ser medida para identificar a adulteração.

Para medir, basta usar a regra de três da seguinte forma:

50ml de gasolina --- (qtd de água - qtd gasolina)

100ml (gasolina + água) --- X (percentual de adulteração)

Se o percentual de adulteração for maior que 25% (limite permitido), é sinal de que a gasolina está adulterada e pode prejudicar o motor do seu veículo. Se for menor, fique tranquilo e dirija com segurança.

Prejuízos que a gasolina adulterada causa no veículo

  • Danos ao motor: pode provocar o acúmulo de resíduos na câmara de combustão, o que pode resultar em danos ao motor, acelerando o desgaste dos componentes internos.

  • Baixa potência: pode reduzir significativamente a potência do motor, pois possui menos octanas.

  • Falha de ignição: pode causar falhas de ignição, pois não é capaz de gerar as faíscas necessárias para uma combustão adequada.

  • Maior consumo de combustível: causa maior consumo de combustível, pois reduz a eficiência do motor.

  • Maior desgaste das partes: aumenta o desgaste das partes do motor, pois não consegue limpar adequadamente seus componentes.

Como evitar a gasolina adulterada

Para evitar a gasolina adulterada, escolha postos de combustível confiáveis e de boa reputação, dando preferência para bandeiras conhecidas do mercado. Estas empresas possuem procedimentos rigorosos de controle de qualidade para garantir que o combustível não seja adulterado e mantém o preço dentro da média de mercado. Se estiver muito baixo, desconfie.

Não deixe que seu carro perca valor e se torne menos seguro por conta de combustível adulterado. Escolha postos de qualidade e fique de olho em sinais fora do comum que seu veículo venha a apresentar.

Para receber mais dicas que trazem segurança e conforto para seu dia a dia, continue a leitura e saiba como evitar roubos em residências