Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Capa da postagem

Quando contratamos um seguro, recebemos um documento que serve para formalizar o acordo e resguardar tanto o segurado quanto a seguradora. Trata-se de um importante instrumento legal e este documento é a apólice de seguro.

Adquirir ou usar de um bem implica em certos riscos de acidentes ou danos a partir do momento em que temos ele em mãos. Por isso, é muito comum o contrato de seguros para prevenir ou facilitar o reparo desses bens quando algum imprevisto acontece.

Mas afinal, você conhece todos os detalhes e informações que giram em torno desse documento? Neste post, trouxemos informações para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto! Continue lendo e entenda o que é a apólice de seguro e como funciona!

O que significa uma apólice de seguro?

A apólice de seguro é um documento elaborado pela seguradora no ato da contratação de qualquer tipo de seguro. Ele funciona como um contrato e apresenta todas as cláusulas e condições estabelecidas, sendo assinado pelo segurado.

Nesse sentido, a apólice reúne todas as especificações e termos do seguro e deve estar claro para o segurado. Trata-se de um documento que serve como base para a prestação dos serviços, retratando todos os direitos e deveres do segurado.

Quando for necessário acionar o seguro, a apólice é o principal documento consultado para a análise da situação. Se tudo estiver de acordo com o contrato, a seguradora realizará as devidas assistências e indenização previamente acordadas.

Como a apólice de seguro funciona?

O objetivo da apólice de seguro é garantir a proteção e a transparência para o segurado e a corretora. Desenvolvida de acordo com cada negócio, o documento registra todas as especificações do seguro contratado, inclusive financeiras.

Sendo assim, a apólice funciona com informações precisas sobre as premissas gerais, especiais e particulares, com prazos, pagamentos e outros dados.  O documento formaliza todas as operações de seguros e torna a contratação dos serviços segura e transparente.

A apólice é elaborada para todo tipo de seguro contratado, como o seguro de vida, seguro automotivo, residencial, seguro empresarial e o de viagem. Consiste no principal instrumento para a legalidade e a confiabilidade da negociação.

Quais os tipos de apólice de seguro?

Existem diferentes tipos de apólices com coberturas variadas e é bom entender as diferenças básicas antes de contratar o serviço de uma seguradora. Trata-se de um fator primordial para garantir que tudo esteja de acordo e evitar transtornos.

Desse modo, cada detalhe da apólice é importante e deve ser lido com clareza, pois irá ajudar a se resguardar de quaisquer surpresas desagradáveis. Ou seja, quando mais precisar de usar o seguro, a assistência será precisa e com soluções ágeis.

Veja a seguir, quais são os tipos de apólice de seguro! 

Apólice aberta e fechada

Basicamente, a diferença entre apólices de seguro abertas ou fechadas se baseia na possibilidade de adicionar ou não bens ou pessoas no seguro. Ou seja, após a assinatura do contrato, define a possibilidade de alterar alguns termos.

Apólices abertas aceitam esse tipo de alteração e o seguro pode ser modificado para cobrir mais bens de acordo com as preferências do segurado. Já na opção de apólices fechadas, o segurado entende que terá cobertura apenas no que está previsto no contrato e só asseguram os bens ou pessoas previamente registradas.

Apólice compreensiva

Também conhecida como apólice multi risco, essa modalidade cobre diferentes riscos de uma forma mais englobada. É considerada uma apólice com cobertura básica e funciona para proteger um bem de diferentes sinistros, conforme o tipo de seguro contratado.

Nesse caso, um veículo pode ficar assegurado contra colisão, furto, roubo, incêndio ou desastres naturais, por exemplo. Sendo assim, oferece uma assistência ampla e diversificada para o segurado, que passa a ter maior proteção contra riscos comuns. 

Apólice de riscos nomeados

Como o próprio nome diz, esse tipo de apólice assegura apenas os riscos predeterminados em contrato. O acordo do segurado com a seguradora é personalizado visto que o contratante determina o que o seguro vai ou não cobrir.

Em outras palavras, a apólice oferece cobertura exclusivamente para os eventos previstos no contrato. Qualquer situação que não esteja indicada previamente não será coberta pela seguradora, por isso, tudo deve ser pensado com cautela.

Apólice contra danos a terceiros

Esse tipo de apólice determina que a seguradora reembolse valores de possíveis indenizações caso o segurado cause danos a terceiros. Em um acidente de carro, por exemplo, o seguro vai arcar o valor correspondente a danos materiais ou corporais causados a terceiros pelo contratante.

A cobertura de danos a terceiros é uma cobertura importante para o segurado e promove ainda mais tranquilidade. Afinal, a seguradora assume os valores dos danos a outras pessoas, desde que tudo esteja em conformidade com o contrato assinado.

Apólice de seguro resgatável

Nesse tipo de apólice, o segurado pode resgatar o valor investido por ele durante o seguro, como pagamento de prêmio. Consiste em um contrato comum em seguro de vida resgatável, que permite o resgate de uma porcentagem do que foi pago.

A apólice de seguro resgatável pode variar bastante de acordo com cada seguradora e contrato. Por essa razão, é importante avaliar todos os prazos, limites e especificações para o resgate, para assim, evitar situações desagradáveis ao usar o plano.

Quais informações aparecem na apólice?

O desenvolvimento de um contrato acontece de acordo com o tipo de seguro e particularidades da negociação. Apesar disso, como a apólice é a formalização de um acordo, nela conseguimos encontrar informações básicas e necessárias.

Por exemplo:

  • dados do segurado e da seguradora;

  • especificações do seguro

  • número da apólice de seguro.;

  • condições especiais;

  • direitos e deveres do segurado;

  • coberturas e indenizações;

  • beneficiários e porcentagens;

  • prazos e observações particulares.

Cabe ressaltar, que os seguros são serviços versáteis e que podem ser personalizados, o que impacta na apólice. Portanto, é muito importante analisar tudo com cuidado e contar com o apoio de uma corretora confiável para ter o melhor plano.


Quando a apólice de seguro é emitida?

Uma vez que a proposta é enviada para a seguradora — e por meio de análises e possíveis vistorias ela aceita realizar o seguro — a apólice é emitida em até 15 dias após o início do contrato, sendo devidamente assinada entre as partes.

Vale lembrar que durante esse período, o bem fica automaticamente assegurado de forma provisória. O que exige um cuidado especial do segurado e a prevenção para evitar riscos e ter problemas sem estar com a devida proteção do seguro.

Ao contratar um seguro, é interessante entender detalhes de como a cobertura funciona para alinhar expectativas sobre o serviço oferecido. Entretanto, se o segurado desejar fazer alguma alteração na apólice, basta falar com um corretor e seguir os procedimentos.

Como pode notar, a apólice de seguro é um documento imprescindível e apresenta todos os termos, condições e assistências. Portanto, ao contratar um seguro, é indispensável ter atenção exclusiva para fechar negócios transparentes e confiáveis.

O artigo esclareceu suas dúvidas sobre apólice de seguro? Siga nossos perfis no Instagram e no Facebook e fique por dentro de mais assuntos como esse.