Capa da postagem

A contratação de um seguro, independentemente do tipo, é repleta de termos que sempre provocam dúvidas. São diversas cláusulas que devem estar claras entre as partes, especialmente no que diz respeito aos direitos dos segurados.

Por serem produtos que protegem não apenas a integridade do segurado, mas também o patrimônio familiar, é indispensável entender como tudo funciona. Para isso, estar ciente sobre os direitos é primordial para evitar sérios transtornos.

Neste post, você vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre quais são os direitos dos segurados. Continue acompanhando e saiba como funcionam, por que é importante observar essas questões e muito mais!

Quais são os principais tipos de seguros?

O mercado de seguros no Brasil é diversificado e oferece coberturas variadas. Seja para proteger o patrimônio ou a saúde, proporcionam soluções e assistências precisas em momentos delicados da vida.

Com os tipos de seguros, é possível solucionar problemas ou situações emergenciais sem ter prejuízos consideráveis. Por isso, são serviços que atuam na prevenção e devem ser considerados para garantir maior tranquilidade e conforto a família.

Veja abaixo quais são os tipos de seguros mais comuns que você pode contratar!

Seguro de vida

O seguro de vida é um serviço que oferece indenização aos beneficiários em caso de falecimento, doenças graves ou  invalidez do titular. Um apoio que garante assistência e proteção financeira para a família, proporcionando soluções práticas em momentos complexos.

Seguro automóvel

Outra modalidade de seguro popular no Brasil é o seguro automóvel, que garante assistências e segurança para veículos e terceiros. Nesse serviço, são oferecidas coberturas para furto e roubo, eventos da natureza, colisões, danos a terceiros e outras opções.

Seguro residencial

Como o próprio nome sugere, o seguro residencial é um serviço que protege a residência do titular. Há apólices que protegem a estrutura e os bens no interior do imóvel, contra incêndios, enchentes, furto e roubo e outros riscos.

Seguro empresarial

O seguro empresarial é destinado a pessoa jurídica e confere proteção ao patrimônio. Trata-se de apólices que podem variar bastante e são contratadas por empreendedores que desejam proteger a empresa e seus colaboradores.

Seguro contra acidentes pessoais

Esse tipo de seguro é direcionado para cobrir o titular em caso de acidentes pessoais, garantindo assistências diversas. Além da cobertura hospitalar, há indenização em situações de invalidez total ou parcial que impeçam as atividades profissionais.

Seguro viagem

O seguro viagem é temporário e é contratado por um viajante apenas para os dias que estiver fora, sendo obrigatório em diversos países. Nesse tipo de seguro, a cobertura oferece apoio médico, perda de documentos ou bagagens e muitos outros.

O que é um contrato ou apólice de seguro?

Ao contratar um tipo de seguro, você terá que assinar a apólice, que é um documento que apresenta todas as especificações do serviço. Por meio dela, serão registradas todas as cláusulas, condições, prazos, valores, assistências, direitos e deveres.

Mas por que a apólice de seguro é importante? Nesse documento serão relatados todos os direitos e deveres dos segurados e da seguradora. Ao assinar, será a oficialização do serviço e a fonte de consulta quando precisar de alguma assistência.

Quais os direitos dos segurados?

Todo contratante de um seguro tem seus direitos e deveres assegurados pela apólice e que devem ser observados. Consiste no pilar para uma boa relação com a seguradora e a garantia de que tudo estará em conformidade quando precisar utilizar o seguro.

Nesse contexto, o primeiro aspecto que deve ser considerado e precisa estar sempre claro para o segurado são as cláusulas, condições gerais e exigências.  Ao seguir todas as diretrizes do contrato, o serviço será oferecido como previsto, desde que seja feito por uma seguradora confiável.

Veja a seguir, uma relação simples e completa dos direitos dos segurados!

Direitos do segurado

Todo segurado tem seus direitos resguardados por lei e a seguradora deve obrigatoriamente cumprir todos os pontos, sob fiscalização da SUSEP. Todo o processo de contratação do seguro deve garantir a regularidade, com uma apólice transparente e com todos os termos claros. 

Segundo a Circular 667 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), as regras são:  

  • as condições contratuais e suas alterações devem ser registradas na SUSEP;

  • o contrato deve apresentar de forma clara todas as coberturas, especificando os riscos;

  • deve estar claro o que ocorre no caso de impossibilidade de contratação;

  • os prazos e vigência do seguro devem estar claros;

  • a seguradora deve cumprir os prazos para indenização previstos na apólice;

  • deve ser estabelecido o prazo para a liquidação de sinistros, limitado a 30 dias.

Por que é importante observar os direitos e deveres?

Para ter um serviço compatível com as necessidades e livre de transtornos, é essencial esclarecer todos os termos da apólice de seguros. Você precisa saber exatamente quais são os seus direitos e deveres, inclusive em relação às coberturas, condições, assistências e os prazos.

A compreensão de todas as cláusulas permite que você saiba com precisão como será a cobertura e assistência quando precisar acionar o seguro. O que contribui para evitar transtornos, insatisfações e a possibilidade de não ter a indenização que precisa.

Por isso, a melhor escolha é sempre fechar a contratação do seu seguro com uma corretora confiável e especialista que vai te orientar na escolha do seguro ideal. Trata-se de uma empresa responsável especificamente pela intermediação e administração do seu seguro, garantindo a transparência e confiabilidade para esclarecer  as suas dúvidas.

Gostou do post? Agora que entendeu sobre os direitos e deveres dos segurados, não deixe de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos sobre o tema! Saiba agora como escolher seguro independentemente da modalidade!