Capa da postagem

Dirigir na chuva é uma tarefa desafiadora, pois as condições meteorológicas afetam a aderência das rodas ao solo, a visibilidade e o comportamento dos outros condutores. É importante que os motoristas se preparem para essas condições e adotem medidas de segurança e cuidados ao dirigir na chuva.

É necessário aumentar a distância de segurança dos outros veículos e reduzir a velocidade para evitar perdas de controle do carro. Além disso, é importante verificar o nível de água nos pneus, os níveis de fluídos do motor e o estado geral dos veículos antes de sair em um dia chuvoso.

Principais perigos de dirigir na chuva

Antes de saber quais os cuidados a serem tomados, é importante conhecer os perigosos que podem ser encontrados ao dirigir na chuva.

Visibilidade reduzida

Uma das principais preocupações ao dirigir na chuva é a redução da visibilidade – tanto para o condutor, quanto para outros motoristas. A água na lente dos faróis pode reduzir a visibilidade e, às vezes, pode até tornar impossível enxergar outros veículos e pedestres.

Água nos freios

Durante fortes chuvas, a água pode acumular nos freios dos veículos, reduzindo a sua eficácia, tornando mais difícil controlar o veículo.

Água na pista

O acúmulo de água na pista pode fazer com que o carro aquaplane, o que significa que ele desliza sobre a água acumulada, resultando na perda de controle e podendo levar a acidentes graves.

Dicas de segurança ao dirigir na chuva

Agora que você já sabe dos perigos, é hora de saber quais são os cuidados que aumentam sua segurança enquanto estiver dirigindo na chuva.

Diminua a velocidade

Ao dirigir na chuva, é importante diminuir a velocidade para evitar a aquaplanagem e colisão com carros mais lentos.

Mantenha uma distância segura

Com a pista molhada, a frenagem pode levar mais tempo do que de costume, o que exige um espaço de segurança ainda maior que o normal. Dessa forma, você e as pessoas passageiras do carro estarão mais seguras até que o veículo pare completamente.

Use luzes de neblina e farol baixo

Elas aumentam a visibilidade nas estradas úmidas e a visibilidade dos carros que vêm atrás de você.

Não entre em poças d’água

A água da chuva acumulada no asfalto gera poças que podem esconder buracos ou objetos. Essas armadilhas escondidas podem danificar o seu veículo e até causar um acidente envolvendo outros carros e motos que venham atrás do seu.

Ative o limpador de para-brisa

Ele foi feito para garantir uma boa visibilidade, principalmente em dias de chuva. Adeque a velocidade do limpador de acordo com a intensidade da chuva para garantir que tem visão clara do caminho à sua frente. 

Evite ultrapassagens

A visibilidade em dias chuvosos fica comprometida. Sendo assim, as ultrapassagens (mesmo em locais permitidos) se tornam menos seguras, principalmente se houver a necessidade de uma frenagem brusca, que pode fazer o carro derrapar.

Siga as linhas e tachões no asfalto

Com a visibilidade comprometida, seguir as linhas do asfalto e os tachões é a forma mais segura de saber a direção a seguir.

Mantenha sempre as duas mãos no volante

Em dias de chuva, todo cuidado é pouco e manter as duas mãos no volante é uma forma de garantir a segurança, já que a pista molhada deixa a direção mais sensível e qualquer movimento brusco pode levar a um acidente.

Em dias de chuva forte, siga também as recomendações de segurança da Defesa Civil e fique em casa. Mas, se isso não for possível, siga as dicas para dirigir com segurança e pare o carro quando a força da chuva estiver além da capacidade do limpador de para-brisa.

Dias chuvosos são um dos fatores que mais levam à abertura de sinistros, seja por acidente ou causas naturais. Antes de sair, verifique se o seu seguro veicular está em dia.