Capa da postagem

Segurança é um fator que estamos sempre buscando trazer para nossas vidas: não somente para nossa integridade física e moral, como também para objetos e itens materiais que estão em nossa posse. Quando pensamos em tipos de crimes que, infelizmente, são mais comuns, aprender a diferenciar roubo e furto é importante – especialmente para o acionamento de autoridades. 

Focando em objetos, existem diferenças na forma em que itens são subtraídos e implicâncias relacionadas a pontos como tipo de violência cometido contra a vítima ou tipo de crime realizado. Essas diferenças são importantes na hora de descrever detalhes específicos para órgãos de segurança e para solicitar substituição dos bens perdidos, caso estejam segurados. 

Com isso, vamos explorar qual a diferença entre roubo e furto para sanar quaisquer dúvidas sobre o assunto e mostrar informações que podem auxiliar na hora de descrever o ato e registrar um boletim de ocorrência. Confira a seguir!

Roubo, furto, e as diferenças entre os dois

Mas, então, qual é a diferença entre roubo e furto? De forma direta e resumida, furtos acontecem quando há subtração de um objeto ou bem sem ameaça ou violência. O roubo já é feito na subtração de bem ou item com ameaça e agressão à vítima que está sendo roubada.

Especificando um pouco mais nos conceitos, furtos podem ser classificados em simples e qualificados. Quando um furto é simples, não existe a remoção ou danificação de alguma barreira – como, por exemplo, um aparelho celular sendo levado de uma mesa ou a remoção do mesmo de dentro de uma bolsa, mesmo que você esteja com ela junto ao corpo. 

Fato curioso: esse último exemplo de furto simples é conhecido como pickpocketing em cidades turísticas famosas, nas quais inúmeros visitantes perdem objetos de valor como relógios, carteiras e documentos ao passear despretensiosamente em locais onde haja foco de furtos.

Já o furto qualificado consiste no oposto: há a remoção ou danificação de alguma barreira para a subtração do objeto ou bem – como o arrombamento de uma garagem para furto de veículos, por exemplo.

Entendendo violências física e verbal

Como mencionamos, roubos são sempre acompanhados de algum ato violento como ameaça ou agressão, que podem também ser definidas em violência física e verbal.

Violência física consiste em causar danos físicos e machucar o corpo da vítima, de forma que haja lesões, dores e possibilidade de marcas. A violência física pode ser cometida com o próprio corpo do agressor ou com o uso de armas dos mais variados tipos. De certo, violência física pode causar marcas irreversíveis na vítima – tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Violência verbal, por outro lado, é praticada com a fala. O ato de usar palavras para ameaçar, humilhar, controlar e manipular uma pessoa é também classificado como uma forma de agressão e também pode causar danos psicológicos na vítima.

Agora que você entendeu qual a diferença entre roubo e furto, fica mais fácil identificar e descrever o tipo de delito cometido. Para evitar surpresas desagradáveis e proteger seus bens de furtos e roubos, a contratação de um seguro ajuda a trazer tranquilidade e praticidade caso haja qualquer imprevisto dessa natureza. 

Ao orçar um seguro, é importante entender quais os tipos de cobertura oferecidos: esse cuidado é fundamental para garantir que os serviços contratados atendam às necessidades da pessoa contratante.

A Scala Seguros oferece diferentes opções de seguros com diversas coberturas, além de oferecer atendimento 24 horas. Nossa empresa é responsável pelo acompanhamento no processo de emissão da apólice, suporte de serviços e profissionais parceiros, sendo uma ótima opção para fazer a sua cotação de seguro.

Gostou do conteúdo do nosso post? Entre em contato com um de nossos agentes e encontre a melhor opção de seguro para você e seus bens!