Capa da postagem

Imprevistos fazem parte da vida e não estamos imunes à eles: podemos ser pegos de surpresa com relação à nossos carros, imóveis, objetos pessoais e até a vida de entes queridos ou a nossa. Em um mundo de possibilidades nem sempre agradáveis, precaução conta muito na hora de evitar surpresas desgastantes.

Para isso, o seguro tem como função proteger diferentes tipos de bens e assegurar suporte, reparo e até um valor indenizatório conforme acordado, caso haja algum dano no item segurado.

Antes de começar a usufruir do sossego que o seguro traz, o primeiro passo é fazer a contratação do serviço, e esse processo é bem simples. Mas antes de fazer a contratação, é recomendado fazer a cotação de seguro, um passo que vai auxiliar na decisão de escolher a opção mais adequada às necessidades do contratante. 

Confira a seguir algumas dicas para se levar em consideração ao realizar uma cotação de seguro! 

Pesquise empresas confiáveis

É muito importante fazer uma pesquisa prévia para encontrar empresas idôneas que vão prestar o serviço de forma correta e responsável. Lembre-se de que são seus bens que serão segurados, e a empresa contratada precisa protegê-los com o mesmo nível de importância que você dá aos seus itens.

Procure corretoras que tenham boa reputação, tenham anos de mercado e que recebam feedback positivo com relação aos serviços prestados, inclusive no atendimento.

Faça a comparação dos benefícios

Para escolher a melhor opção de seguro, que atenda suas necessidades de uma melhor forma, compare o que cada seguradora oferece na contratação. Considere preços, mas não se limite a isso, pois outros serviços adicionais, como garantia extendida ou instalação de equipamentos,  podem ser incluídos e agregar um valor maior no seguro.

Procure corretoras que oferecem opções de diferentes seguradoras. A Scala Seguros opera com 13 companhias de seguro, e garante uma variedade de opções e benefícios na hora da contratação. Peça ajuda do corretor para entender qual opção de mercado oferece o melhor custo benefício.

Analise os fatores de risco

Fatores de risco são condições que vão afetar diretamente o seguro; portanto, precisam ser analisados e comparados com cuidado. Ao fazer uma cotação de seguro, a simulação do valor vai levar em consideração algumas variáveis, a depender do bem segurado.

Idade, gênero, localização de bens como residência e carro, modelo, marca e ano do veículo são alguns dos diversos fatores que podem influenciar o valor do seguro automotivo, por exemplo. Soma-se a esses itens o grau de recorrência de sinistros do veículo, e entendemos um pouco melhor o que pode afetar o valor e coberturas deste serviço.

Limite-se às coberturas que precisa

Ao fazer cotação de seguros, existe uma variedade de possibilidades de coberturas que visam atender de forma mais flexível e personalizada às necessidades do contratante. Considere o que você realmente precisa para não contratar serviços desnecessários. 

Solicite a assistência de um bom corretor de seguros para esclarecer dúvidas e ter uma visão mais clara do que cada cobertura oferece. O papel do corretor é analisar as necessidades do cliente para encontrar os serviços que sejam de fato relevantes para o contratante.

Leia os termos do contrato

Fechar a contratação de um seguro é simples, mas para ter certeza de que você vai adquirir o melhor serviço, não tenha pressa de fechar negócio. Tire um tempo para entender detalhes do serviço que está sendo contratado e, principalmente, leia os termos do contrato para evitar surpresas futuras. 

Caso haja dúvidas, sempre acione o corretor de seguros que está responsável pela sua cotação e esclareça cada uma delas.

Fazer cotação de seguros é bem tranquilo quando nos atentamos aos fatores mais importantes a serem levados em consideração. Ao procurar empresas de seguro, atente-se também à qualidade do atendimento e aos benefícios indiretos que a seguradora oferece.

A Scala Seguros, além de buscar a melhor condição nas seguradoras de ponta do mercado, oferece também a administração do seu seguro: acompanha a emissão da apólice (a fim de sanar qualquer pendência que venha a ocorrer até a sua emissão), gerencia as parcelas de pagamento do seguro (evitando, assim, o cancelamento do serviço por data de pagamento perdida), e, em caso de sinistro, também acompanha todo o processo junto à seguradora e oficina. 

Acesse nossa página e conheça nossas modalidades de seguros para encontrar o serviço mais adequado às suas necessidades!