Capa da postagem

Se analisarmos o mundo atualmente, um dos índices que mais cresceram nos últimos tempos é a taxa de criminalidade em geral. Basta acompanhar os noticiários para ver os problemas econômicos sociais e consequentemente o aumento de violência, roubos e furtos, não só nas ruas como também em residências.

O recomendado é sempre tomarmos cuidado e nos precavermos para evitar que esse tipo de situação ocorra, e é possível tomar medidas que podem ser efetivas e ajudem a dificultar a incidência dessas ações criminosas. Afinal, os lugares mais desprotegidos se tornam os alvos mais fáceis.

Listamos algumas medidas que podem ajudar a conter a criminalidade e dar mais proteção aos seus bens e à sua família. Confira a seguir algumas dicas sobre como evitar roubos em residências e comece a proteger sua residência o mais rápido possível.

Como evitar roubos em residências?

Desde algumas práticas como evitar expor o interior da sua casa, tomar cuidado com quem frequenta sua moradia até modificações na estrutura do lugar, tudo vale quando levamos em consideração a segurança de nossos bens e da família.

Todo tipo de obstáculo que dificulte a entrada de pessoas mal intencionadas ajudam a inibir a invasão. Se essas medidas são combinadas juntas, o nível de dificuldade para entrar em uma residência fica tão alto que o ladrão desiste de tentar e acaba procurando outro lugar que esteja mais vulnerável. Vamos às dicas!

Coloque câmeras de segurança

Instalar um sistema de câmeras de segurança na residência pode ser uma maneira de afastar possíveis invasores. Na maioria das vezes, ladrões preferem evitar serem identificados e a presença de câmeras pode inibir tentativas de arrombamento.

No entanto, nem sempre pessoas mal intencionadas vão seguir essa lógica. Alguns ladrões simplesmente não têm nada a perder e a gravação de uma câmera não vai impedi-los de tentar entrar, visto que infelizmente o país enfrenta muita impunidade a atos criminais. Por esse motivo, a combinação de várias medidas é a melhor forma para proteger sua residência. Continue a seguir.

Instale cercas ao redor da residência

A presença de cercas elétricas ao redor da residência é uma das melhores formas de evitar roubos em residências. Barreiras físicas tendem a desestimular o acesso de pessoas no interior da casa ou quintais não só por dificultar a entrada mas também por causar choques no invasor. O choque em si não mata, mas causa um grande desconforto, suficiente para inibir o arrombamento.

É possível encontrar uma variedade de modelos de cercas com voltagens diferentes, entretanto é preciso ficar atento ao regulamento e especificações no uso desses sistemas. 

Uma outra opção de cerca que é muito usada é a concertina. Embora não seja bonita nem discreta, ela tende a assustar pessoas pelo estrago que pode fazer. Por possuir lâminas afiadas e cortantes ao longo do espiral da cerca, um passo em falso e a chance de sofrer machucados é bem grande. A concertina eletrificada é uma ótima opção que engloba as duas funcionalidades

Elabore uma fachada que proteja a visão do interior da casa

Essa dica não funciona para todos, mas é muito útil dependendo do bairro ou condomínio. Elaborar uma fachada que ajuda a proteger a moradia depende de outras variáveis que podem ser o tipo de vizinhança, a condição financeira do morador e até a preferência estética na hora de construir uma casa.

Fato é que quanto mais distante ela estiver da rua, com janelas menos acessíveis e expostas, menor a chance de ladrões monitorarem o interior da casa, e quanto menos informações eles possuírem, melhor.

Uma outra dica é manter o espaço externo da casa com bastante iluminação. É muito conveniente para um invasor encontrar um ambiente mal iluminado, afinal a chance de ser visto é muito menor. 

Prefira muros altos

Desde tempos antigos, sabemos que muros e muralhas foram responsáveis pela proteção de cidades e povos ao longo da história. Ainda hoje uma das formas mais efetivas de proteção a um lugar é uma barreira difícil de subir e descer. Casas que possuem cercas e muretas baixinhas ficam extremamente vulneráveis ao acesso de quem passar pela rua.

Prefira construir muros altos que impeçam a escalada de pessoas. Atente-se a combinação de muros altos com cercas, de forma que as duas barreiras sejam ainda mais difíceis de serem burladas. 

Coloque correntes e cadeados

O uso de cadeados e correntes pode ser uma barreira a mais para impedir a entrada indesejada de meliantes. Para reforçar a proteção, é possível instalar dois sistemas de cadeados em portões e lugares críticos de entrada. Atenção às portas traseiras, elas são a preferência dos ladrões por não serem muito visíveis e permitir um arrombamento mais escondido.

Confira também se os cadeados estão em boa condição e apresentam a resistência necessária para evitar com que sejam destruídos e abram caminho para invasores. Escolha opções de cadeados no mercado que ofereçam proteção comprovada.

Controle o acesso à residência

Nem sempre prestamos atenção às pessoas que frequentam nossa residência, desde colegas que possam ter má intenção até prestadores de serviços. A realidade é que qualquer pessoa pode apresentar uma ameaça à medida que adentra nossa vida e residência. 

Observe o comportamento das pessoas no dia a dia e quando providenciar algum serviço, confira a reputação da empresa, peça recomendações e atente-se a não expor detalhes da rotina ou dos bens da família. Fique atento a objetos de valor que possam estar visíveis e que podem ser atrativos para possíveis ladrões.

Apesar de as dicas mencionadas sobre como evitar roubos em residências desestimularem a entrada de pessoas mal intencionadas, nunca podemos subestimar a capacidade dessas pessoas de inventar maneiras para conseguir invadir um lugar. Os prejuízos de um roubo podem ser enormes dependendo dos bens roubados.

Para se precaver ainda mais, é indispensável a contratação de um seguro residencial que garanta a proteção de sua família, da moradia, de seus bens, cobrindo sinistros comuns e que têm grande chance de acontecer.  

Para escolher um bom seguro que atenda às suas necessidades, considere os itens mais importantes a serem protegidos, converse com um corretor para esclarecer possíveis dúvidas e conheça as opções que a SCALA Seguros tem a oferecer.

Gostou do conteúdo do texto? Confira mais sobre o assunto em nosso post sobre seguro residencial!